terça-feira, 2 de dezembro de 2008

RONDONÓPOLIS SEM DENGUE (!)

Li esta noticia: "Novo secretário de Saúde do RJ virá a MT estudar táticas contra dengue" divulgada na mídia e fiquei mais preocupada ainda. A tática aqui utilizada é semelhante a de lá, que é colocar na mídia que não tem Dengue ou epidemias.
A subnotificação também é muito grande; o acesso ao atendimento, então, é terrível.
Óbitos sempre ocorrem.
O despreparo profissional é grande e, no PA, o diagnóstico usual (salvo exceções): "É uma virose"...
Ora, ora, virose nós sabemos, vai de sarampo até a AIDS... Então, é dado um diagnóstico muito vago, aqui e lá; lá e cá.
Meu projeto, “Rondonópolis sem Dengue" está aguardando o novo prefeito assumir para ser então implantado (espero!), pois o atual prefeito e o secretário de saúde não tiveram interesse na aplicação dele para buscar solucionar os problemas da Dengue (e de outras patologias vetoradas por insetos), que o município vem enfrentando há bastante tempo.
Em contato com o Dr. Edison Paixão, do Rio de Janeiro, ele me relatou “’que aqui no Rio, acontece a discussão sobre uma nova epidemia de dengue de proporções desconhecidas”, diz ainda que meu artigo publicado na mídia, chamou sua atenção o estimulando a dar nota, o que raramente faz, “porque ele expõe muito bem essa atitude de nossas autoridades sanitárias”.
De minha parte já coloquei à disposição das autoridades de saúde do Rio o projeto, pois meu maior desejo é contribuir para a solução deste grave problema de saúde pública.
Recebi ainda, da atual administração que finda o mandato em 2008, um “puxão de orelhas”. Segundo um secretário, eu bato duro em meus artigos!
Ora, vi colegas, amigos, vizinhos e soube de muita gente que não conheci pessoalmente, ser morta por um mosquito! Como poderia ficar calada? O motivo maior que me levou, depois de avó, a estudar no silêncio das madrugadas do Pronto Socorro, foi a DENGUE! Passei no vestibular da UFMT, com muito orgulho, em 1º lugar, e, terminando o curso, já estava inscrita para a especialização em Entomologia Médica, na FIOCRUZ-RJ, onde estudei insetos de interesse médico/veterinário. Voltei a Rondonópolis para descobrir que estavam tentando me exonerar, fui afastada do setor da Dengue onde trabalhava, e, assim, aprendi que quem não tem competência tem medo...

Nenhum comentário: