domingo, 22 de março de 2009

Brasileiros não consomem a quantidade ideal de água

Um bom artigo publicado no Repórter Diário, onde a nutricionista Vera Lucia Sampar de Souza Novaes explica a importância do consumo diário de água para nosso organismo:

Felipe Logli
O ideal é que um adulto beba cerca de dois ou três litros de água por dia. Consumir hortaliças e frutas também auxiliam na hidratação do corpo
Desde criança é comum aprender que o corpo humano é composto em sua maioria de água e que, por isso, para manter a saúde é necessário o consumo de líquidos durante o dia. Apesar do aprendizado, a realidade costuma ser bem diferente do ideal: o consumo de água pelos brasileiros é cada vez menor, fator que preocupa, principalmente no caso das crianças.
Conforme reforça a nutricionista e coordenadora pedagógica do curso de nutrição da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Vera Lucia Sampar de Souza Novaes, a água é o elemento fundamental para a existência da vida, já que todas as atividades do organismo necessitam dela para realizar suas devidas funções.
Na visão da nutricionista, o processo de perda natural de água pelo organismo chama a atenção para o cuidado com a hidratação principalmente das crianças. "Nas pessoas mais novas é comum complicações severas como a desidratação, consequência do pouco consumo de água, porque o corpo necessita mais de água do que o dos adultos", esclarece. No geral, os adultos têm facilidade em controlar melhor o consumo de água por meio da sensação de sede e também substituí-la por outros alimentos.
Ao longo da vida o ser humano tende a ter uma perda na quantidade de água do corpo. Cerca de 90% do peso do bebê é de água. Já em um adulto o líquido corresponde a aproximdamente 70% do peso e no idoso esse percentual diminui ainda mais. Para Vera Lucia, as pessoas têm sorte porque o organismo humano é inteligente e cria uma reserva de água para ser usada para garantir as funções normais. Dessa forma, há um controle na relação ingestão de água e diurese (produção de urina). "Podemos perceber que quando consumimos uma quantidade maior de água passamos a urinar mais e isso não deve ser encarado como uma consequência ruim, pois a água ajuda os rins", destaca.
De maneira simplista, pode se dizer que o consumo de aproximadamente 800 mililitros de água por dia consegue compensar todo o líquido que sai do organismo, porém o recomendado é que um adulto consuma por volta de dois a três litros de água por dia. "É orientado que pelo menos seja ingerido pouco mais de 1 litro de água e que o restante seja compensado com outros tipos de líquidos ou alimentos", aconselha.Neste caso, suco de frutas, chás, água de coco, leite, verduras, folhas, hortaliças e frutas podem ser opções para complementar uma dieta saudável quanto ao consumo de água.
Por outro lado, refrigerantes e bebidas alcoólicas não são indicados porque contém grande quantidade de açúcares e corantes artificiais. Além disso, causam a desidratação.De acordo com a especialista, nos dias quentes o corpo pede quantidade maior de água e por isso a reposição deve ser feita com mais atenção.
Outro cuidado deve ser tomado na prática de exercícios físicos. "A atividade física implica no aumento do suor e perda de água e por isso a reposição deve ser feita com líquidos isotônicos no caso de exercícios prolongados", orienta. Problema mais comum é a desidrataçãoO problema mais comum da falta de água no organismo é a desidratação. "Um indivíduo consegue ficar mais tempo sem se alimentar do que sem água. Em dois dias sem consumo de água o organismo entre em falência", revela a nutricionista Vera Lucia Sampar de Souza Novaes. Entre os sintomas, destaque para a ocorrência de indisposição, câimbras e distúrbios intestinais.O quadro de desidratação é um comprometimento que pode levar a óbito rapidamente já que, além de água, o corpo humano perde sódio e potássio para a realização de suas tarefas normais. Já o excesso de água causa problemas quando os processos celulares são modificados. Apesar disso, são raros os casos em que isso ocorre, de acordo com a nutricionista. "A maioria das pessoas consome pouca água, pode se dizer que o que mais preocupa é a falta de água, principalmente nas crianças", finaliza.
Estatísticas Certamente não é por falta de água que os brasileiros consomem pouco este recurso natural, já que o País abriga 13,7% da água doce do mundo. O problema é que esse bem se torna cada vez mais escasso, tanto que, segundo estimativas da ONU (Organização das Nações Unidas), a água tende a ficar mais disputada nos próximos anos. A previsão é que em aproximadamente 20 anos, 3,9 bilhões de pessoas no mundo sofram de sede. (Colaborou Natália Fernandjes)
www.reporterdiario.com.br

Nenhum comentário: