sábado, 14 de julho de 2012

A BACTÉRIA MORTAL E O FLEBÓTOMO


Alerta!

Uma bactéria letal, transmitida pelo mesmo mosquito da Leishmaniose, a Bartonella bacilliformis ou Febre de La Oroya, uma zoonose presente nas montanhas Andina, Peru, Equador, Colômbia, Chile e Bolívia, pelas proximidades com o Brasil e, principalmente, pela alta densidade do vetor em nosso estado é um ALTO RISCO, especialmente pelo surgimento (ainda não identificado) de alguns casos graves de uma doença bacteriana altamente resistente em nossa cidade!
Após atingirem o sistema retículo endotelial e a corrente circulatória, a bactéria parasita as hemácias provocando anemia hemolítica. que pode comprometer até 90% das células em casos graves.
O surgimento de casos de infecção bacteriana, envolvendo bactéria altamente resistente deve deixar em alerta a Vigilância Epidemiológica e Sanitária pelo altíssimo nível de infestação do vetor, o Flebótomo transmissor do protozoário da Leishmaniose é o mesmo vetor envolvido na transmissão da bactéria letal, em 90 % dos casos!
“Transmitida pelos mesmos mosquitos da leishmaniose, a bactéria causa a febre de La Oroya, cuja letalidade chega a 90%. 
Surgiu em 1871, no Peru. O rastro do desmatamento amazônico, já está na fronteira da Bolívia com o Brasil. Se a Bartonella chegar ao Brasil, sua disseminação poderá ser acelerada. Além de abrigar o mosquito transmissor da doença, o país não dispõe de profissionais de saúde treinados para contê-la”. 
 Torna-se URGENTE a necessidade de providencias por parte do Ministério da Saúde- MS e da Saúde Pública Estadual e Municipal!
Beatriz Antonieta Lopes
Bióloga graduada pela UFMT
Especialização em Entomologia Médica- FIOCRUZ


Nenhum comentário: