terça-feira, 13 de julho de 2010

ALERTA E SUGESTÕES

SAÚDE PÚBLICA: Dengue, ‘fumacê’, Caixas d’água e riscos do Amianto

O uso do UBV tem a função específica de eliminar as fêmeas de Aedes aegypti, juntamente com os machos e deve ser utilizada somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias.


A ênfase para o uso do UBV é uma ação emergencial, um procedimento de choque e não uma ação definitiva, irreversível. Resolvido o problema, suspende as aplicações UBV e mantém as ações de controle, estas sim, devem ser mensais, (para os agentes) e para a população, os cuidados deverão ser diários!

Essa ação faz parte de um conjunto de atividades emergenciais importantes para o controle e deve ser combinada com todas as demais ações de controle, e, a principal, é a redução de criadouros.

A capacitação dos funcionários para esta função é essencial: relatos de moradores denunciam que alguns agentes nem sequer examinam o quintal, em busca de possíveis criadouros!

Exames assim superficiais não ‘visualizam’ locais de reprodução do Aedes, e não enxergam caixas d’água sem tampa, com tampa quebrada, calhas onde o acúmulo de folhas apodrecidas forma locais de reprodução do vetor.

Não só em Rondonópolis, mas em todo o estado, a cada viagem costumo observar as caixas d’água, e posso dizer que, a cada 10 caixas 05 estão ou com a tampa quebrada, ou com uma telha ondulada ‘cobrindo’, ou (muitas!) sem tampa!

Se as famílias pensassem no risco da Dengue ou então, imaginassem que um rato que ingeriu veneno sobe até a caixa para beber água e cai dentro da caixa e morre... Pois bem, a família bebe esta água contaminada, sem saber, e quando ficam doentes sequer imaginam que foi a água!

Sei de pessoas que, depois de algum tempo mandou lavar o reservatório de água e encontrou só os esqueletos dos ratos...

Quanto ao mosquito Aedes aegypti, o local é um paraíso! As fêmeas depositam seus ovinhos durante o ano todo, nosso clima é propício, sempre quente e assim, nascem milhares de mosquitos!

Todos os anos pessoas são infectados pelo vírus da Dengue e eu insisto e afirmar: ---Não é só ‘um febrão’ que dá e passa! As seqüelas são muitas... E pessoas que já tiveram uma vez dengue, na segunda Dengue as complicações poderão ser fatais! Quantos morrem a cada epidemia?

Para auxiliar no controle deste vetor podemos cada um de nós, cada família, verificar a caixa d’água. Minha sugestão é a substituição das antigas caixas de amianto, já sem tampa, com rachaduras, por caixas plásticas, pois o amianto causa grave problemas de Saúde Pública.



Abro um espaço especial para falar sobre o amianto:



O amianto ou asbesto é um mineral cancerígeno para os seres humanos que a ele se expõem, tanto no trabalho quanto indiretamente pelos produtos que contenham a fibra mortal como telhas, caixas d’água, canos, pastilhas de freio (Por ser considerado um material poluente e nocivo à saúde, o amianto vem sendo substituído, no mundo todo, por materiais alternativos que não prejudicam nem o desempenho nem a durabilidade das pastilhas e lonas)

Quando entra no pulmão e atinge os alvéolos pulmonares, além do câncer pode provocar doenças progressivas, causando falta de ar e morte por asfixia e tumor maligno que poderá atingir não só a pleura (tecido que reveste o pulmão) como o peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal).

O efeito cancerígeno do amianto foi diagnosticado há mais de um século, em 1906, pelo médico francês Armand Auribault. Os males causados pela fibra podem levar de 15 a 50 anos para se manifestar.

Por que, passados mais de cem anos da importante descoberta, ainda é utilizado? Pergunto mas já conheço a resposta... Tem coisas que são consideradas muito importantes: dinheiro, lucro, ganância...

O descaso com a saúde é fácil de ser percebido em tantas ações e omissões!

Basta observarmos o numero de caixas d’água deste material que ainda são utilizadas em residências, hospitais etc.

Sugiro às famílias a substituição das caixas domésticas, vai resolver três problemas:

1- Acabar com o criadouro de mosquito.

2- Você e sua família não mais estarão bebendo e cozinhando com água contaminada por animais mortos.

3- Você e sua família ficam livres do amianto.

Nenhum comentário: