A notícia, da Agencia Estado, que publica questionamento da população, sob o titulo: “Sociedade questiona governo e diz que vírus 4 da dengue está no Brasil desde os anos 80” Agencia Estado-AE
O presidente da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), Marcelo Simão Ferreira, disse acreditar que o sorotipo 4 do vírus da dengue "entrou há muito tempo" no país.
Realmente ele tem razão, sobre a presença do vírus no Brasil, apenas é necessário fazer uma ressalva: O vírus ‘não entrou no país’! São pessoas sobreviventes, (poucas) que já tiveram o4 vezes a Dengue!
Já nos anos 80 pessoas que haviam sofrido uma, duas, três vezes a Dengue e sobreviveram, estes, no caso estão sofrendo novamente a DENGUE, e, caso sejam feitos os exames agora, (Sorologias COM Isolamento viral) certamente será detectado o Sorotipo 4.
Diz ainda, sobre sorologias de dengue 4: "sempre esteve lá, desde os anos 80, mas não se detecta porque são casos esporádicos". Ora, muitos não resistiram a uma 2ª Dengue...
Isto é tão evidente que me pergunto:
“O que estão fazendo os virologistas, infectologistas, enfim, os pesquisadores de área, que estão nos laboratórios de pesquisa nas diferentes instituições espalhadas pelo país, que não conseguem observar o óbvio?” Por que ninguém analisa esta informação de forma adequada?
Lamentavelmente são grupos fechados que não permitem o acesso de quem estuda e tem interesse em esclarecer este detalhe, fundamental para a pesquisa de uma vacina, embora eu acredite que o melhor mesmo seria mudar a metodologia e os inseticidas, eliminar o este vetor e outros vetores que retornaram: o da Leishmaniose, da Malária, elefantíase etc.
"Ministério da Saúde está enrolando", diz ainda o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Marcelo Simão Ferreira, em referencia ao fato de que já havia sido encontrado este resultado de sorotipo 4, em Boa Vista-RR.
Concordo plenamente com esta afirmativa e acrescento ainda que tem mais ‘enrolação’ de parte do ministério da saúde: Por que continuam usando produtos ineficientes no combate ao mosquito vetor? Por que continuam comprando e estimulando o uso do paracetamol, apesar dos problemas graves provocados por este medicamento?
Já o Ministério da Saúde emitiu alerta a todos os Estados sobre quatro casos suspeitos de contaminação pelo sorotipo 4 do vírus da dengue em Boa Vista (RR), depois de 28 anos... Minha explicação ao MS é a mesma: Estas pessoas já haviam sofrido dengue por três vezes anteriormente e agora o mosquito, presença constante em nosso país, picou e transmitiu o vírus da dengue novamente, e o Isolamento Viral detectou a quarta dengue do paciente e não um NOVO VÍRUS como querem fazer crer!
Durante as atividades de fusão viral o receptor do vírus se liga ao receptor da célula e, por endocitose penetra na célula, iniciando a replicação. O vírus da dengue/febre amarela (Flavivírus) possui filamento único de Ácido Ribonucléico positivo (RNA +), com envoltório. Durante a estratégia de entrada na célula ocorre o desenvelopamento e o início da replicação.
Com a entrada do antígeno (vírus) os anticorpos são ativados, iniciando as reações: Febre, calafrios, cefaléia intensa, dor no fundo do olho, dor nos ossos e articulações. Estas reações ocorrem durante a primeira infecção e, dependendo das condições de saúde do indivíduo pode ser um mal estar de alguns dias, podendo ser confundido com um simples resfriado.
Já a segunda infecção os sintomas são mais fortes: Além do mal estar descrito acima o sistema imune possui o registro da Dengue anteriormente sofrida e a ação dos anticorpos é rápida, atacando os antígenos, mas volta-se também contra o registro da memória celular atacando as células, (lesão do endotélio vascular) e isto faz com que se inicie um princípio hemorrágico (processo imune e inflamatório) que, se não controlado adequadamente, poderá se encaminhar para um quadro de choque e o óbito!
A terceira infecção caso o paciente esteja em boas condições físicas e receba atendimento adequado, poderá evoluir lentamente para a melhora. Este paciente terá maiores chances não tendo usado o princípio ativo paracetamol/Tyllenol, pois seu fígado não estará fragilizado pela agressão deste medicamento.
Muito bem: 12 anos ou mais, depois da primeira Dengue, este ‘sobrevivente’ volta a ter a doença! É a sua quarta infecção pelo vírus da Dengue. Na Sorologia com o Isolamento Viral irá acusar DEN 4, o que não quer dizer que exista um mosquito, com um ‘crachá’ com os dizeres: Sou o mosquito do vírus 4!
SINAIS DE ALARME E URGENTE ATENÇÃO MÉDICA
Os “sinais de alarme”, citados em diversos manuais de tratamento, a saber: dor abdominal intensa, vômitos freqüentes, agitação psicomotora/sonolência e palidez cutâneo-mucosa. Estes sinais que podem surgir já na primeira dengue e pode estar ligados ao fato do paciente estar fazendo uso de medicamento que contenha o princípio ativo AAS (Acido Acetil Salicílico) ou outros medicamentos anticoagulantes, muito utilizados em pacientes cardíacos.
Seja a primeira, segunda, terceira ou quarta DENGUE a atenção médica adequada é fundamental para salvar a vida!
O Brasil, um país tropical é altamente propício a estas Patologias Tropicais e cada profissional da área de saúde deve suspeitar e solicitar os exames necessários para comprovar ou descartar a Dengue!
Um comentário:
voA impressão que fica é que as pessoas não se falam. Quando se falam não se entendem. A saúde sempre foi moeda de troca política e o resultado é o sofrimento da população. O Serra não foi o ministro que pensa que foi e o atual não foi sensível a parte assistencial.
Postar um comentário