terça-feira, 18 de março de 2014

DENGUE: AQUI OS GRANDES EQUÍVOCOS

Bia Lopes:
De tantos absurdos em relação à DENGUE, este é impressionante!

“Militares das Forças Armadas atuam na eliminação de focos de dengue no setor de indústria de Ceilândia, no Distrito Federal, onde foram identificados vários criadouros do mosquito vetor da doença”.
Não, não estou ficando louca! Questiono é o TIPO DE AÇÕES e a TOTAL falta de ESTRATÉGIA!
O horário das ações: Ao nascer (5:30) e ao pôr do sol (6:00).
O uso do fumacê (mas o artigo não esclarece se foram utilizados os insumos corretos, Malathion e o Óleo Mineral)
Deve (deveria ser aplicado em TODA a cidade, bairro a bairro, com intervalos de 05 a 07 dias entre uma aplicação e outra, durante 03 meses). Isto a notícia não esclarece...
Já sugeri ações envolvendo Exército, Marinha, Aeronáutica, Bombeiros, Polícias Rodoviária, Civil e Militar... Exagero meu? Não, em absoluto! Mas a confusão é pensar que eles devem  sair de quintal em quintal catando latinhas!

Devem sim é acompanhar, orientar sobre a importância da aplicação do “fumacê”, obter a permissão “por bem ou” para o acesso às comunidades de difícil acesso...
Este trabalho deve se supervisionado e orientado por Engenheiro Agrícola e um Químico com amplo conhecimento em inseticidas (JAMAIS um ‘indicado político’ qualquer...)

Aqui um erro de avaliação:

“Depois de registrar aumento de mais de 706% no número de casos confirmados de dengue em 2013, o DF apresentou queda de 69,8% na primeira quinzena de 2014, em comparação com o mesmo período do ano passado”.
Eu explico: O aumento até atingir o espantoso percentual de 706% deve-se evidente a novos infectados somados a outro já em sua 2a Dengue, 3a Dengue, 4a Dengue...

AQUI OS GRANDES EQUÍVOCOS:

Está faltando JORNALISMO INVESTIGATIVO!   Veja só: “ o DF apresentou queda de 69,8% na primeira quinzena de 2014, em comparação com o mesmo período do ano passado”. Quando uma notícia é assim divulgada PARECE que alguma coisa mágica foi feita, que resolveu o problema... E NÃO É VERDADE! Na verdade, o percentual de pessoas QUE NÃO sofrerão Dengue nos próximos 04 anos é o número de infectados que TEVE dengue em 2013 e 2014. Poderá até diminuir estes números (não acredito muito), pois novas pessoas serão infectadas, PELA FALTA DE AÇÕES, ou pela execução de AÇÕES EQUIVOCADAS!!!  Bia

 Atualizado em 18/03/2014 13h12

a notícia:

"No 1º bimestre, DF fica em 9º lugar em casos de dengue, diz ministério
Mais de 1,4 mil casos da doença foram registrados em janeiro e fevereiro.
No mesmo período, país teve 87 mil casos, 80% menos do que em 2013".
Filipe Matoso Do G1 DF


Casos de dengue caem 80% no 1º bimestre de 2014, diz ministério
Casos de dengue aumentam 749% no DF em 2013, diz Saúde
O Distrito Federal ficou em nono lugar no ranking nacional de municípios que registraram casos de dengue no primeiro bimestre deste ano, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Saúde. No total, foram notificados 1.483 casos no período.
De acordo com o ranking do governo federal, em todo o país foram registrados 87 mil casos no primeiro bimestre deste ano, o que representou diminuição de 80% na comparação com o mesmo período no ano passado. O estado com a maior incidência de casos da doença foi Goiás.
No total, foram analisados, segundo o ministério, 1.459 municípios. De acordo com a pasta, o levantamento apontou que 321 cidades brasileiras estão em situação de risco, 725 em situação de alerta e 413 em situação considerada satisfatória. O percentual de municípios identificados em situação de risco foi de 22% em 2014. No mesmo período de 2013, o índice era de 27%.

Nenhum comentário: