domingo, 31 de janeiro de 2016

Carta aberta ao MINISTRO DA SAÚDE:

Carta aberta ao MINISTRO DA SAÚDE:

Assunto: A GESTANTE, MICROCEFALIA E O EMBRIÃO...

Senhor Ministro!

Alguns fatores estão afetando a gestante, entre os quais, a dengue, vacinas vencidas/estragadas pela má conservação, bem como se sabe que a vacina contra a Rubéola NÃO deve ser aplicada na gestante, e outro fator MUITO MAIS GRAVE vem atingindo o embrião/feto no estágio inicial da gestação, e gerando graves anomalias no bebê, que é o uso indiscriminado de AGROTÓXICOS nas lavouras brasileiras!
Estes fatores que estão atingindo mãe e embrião, no estágio inicial da gestação, o primeiro trimestre da gestação, durante a formação do embrião criam riscos realmente altos! Más formações, deficiências graves e importantes anomalias no bebê!
No caso da gestante sofrer a infecção pelo vírus da DENGUE no primeiro trimestre da gestação os riscos são realmente altos!
Não sei qual a sua formação, senhor ministro, suponho que seja medicina, assim como acredito que o senhor possui conhecimento suficiente para saber que o que estou questionando é conhecimento cientifico, que estudo há bastante tempo, que pesquiso o inseto vetor, a patologia, o vírus envolvido, os sintomas, os fatores que agravam esta doença infecciosa!
A gestante, caso sofra DENGUE, o bebê em seu ventre estará sofrendo sua PRIMEIRA DENGUE antes ainda de nascer! Entre 04 e 05 anos poderá ser reinfectado, sofrendo então a SEGUNDA DENGUE de sua vida! Recordo ao senhor que, devido a diferentes fatores, esta segunda dengue apresenta reações bastante exacerbadas, é a “briga” entre os ANTICORPOS (defesa do organismo) lutando contra os ANTÍGENOS (vírus invasores)!
Como nas células da criança existe um registro da presença do vírus da DENGUE anterior, os anticorpos se voltam contra a célula, gerando rompimento de capilares e extravasamento do sangue no organismo...
Este extravasamento é o princípio hemorrágico que, na maioria das vezes evolui para um quadro grave, podendo levar ao óbito!
A FORMAÇÃO DO EMBRIÃO:
Placa neural, sulco neural e cristas neurais. Até estar completamente formado o embrião passa por diversas etapas: segmentação, blastulação, gastrulação, neurulação, e organogênese.
É na terceira e quarta semana que o embrião se desenvolve, a partir da placa neural, sendo este o primeiro vestígio do sistema nervoso. (neurulação). Momento crítico!
FORMAÇÃO DO TUBO NEURAL: A placa neural aparece como espaçamento do ectoderma embrionário localizado cefalicamente em relação ao nó primitivo. A placa neural é induzida a formar-se pela notocorda em desenvolvimento e pelo mesênquima adjacente. Um sulco neural, longitudinal, desenvolve-se na placa neural; o sulco neural ladeado pelas pregas neurais, que se juntam e se fundem para originar o tubo neural. O desenvolvimento da placa neural e seu dobramento para formar o tubo neural são denominados como neurulação.
FORMAÇÃO DA CRISTA NEURAL: Com a fusão das pregas neurais para formar o tubo neural, células neuroctodérmicas migram ventrolateralmente para constituir a crista neural, entre o ectoderma superficial e o tubo neural. A crista neural logo se divide em duas massas que dão origem aos gânglios sensitivos dos nervos cranianos e espinhas. Outras células da crista neural migram do tubo neural e dão origem a varias estruturas.
Na formação dos primórdios das estruturas internas e externas essenciais que ocorrem durante o período embrionário, a fase compreendia entre a quarta e a oitava semana constitui o período mais crítico do desenvolvimento. Distúrbios do desenvolvimento nesta altura podem originar grandes malformações congênitas no embrião.
Justamente nestas duas fases, caso a gestante tenha DENGUE o embrião será afetado de forma irreversível, pela MICROCEFALIA. E, possivelmente, outras seqüelas. É também nesta etapa que, em muitos casos ocorre o aborto.
Não esquecer que, caso o embrião sobreviva, como ele, juntamente com a mãe sofreu DENGUE, então este bebe, aos 04 anos (período de imunidade natural entre uma dengue e outra) esta criança poderá sofrer outra DENGUE de conseqüências muito mais graves... Todo o bebe cuja mãe sofra esta infecção viral durante a gestação este bebe irá sofrer Dengue entre os 04 ou 05 aninhos e necessitará cuidados especiais, pois SEMPRE uma segunda Dengue cursará de forma grave, com princípios hemorrágicos de grande importância!
Notificações de abortos sofridos e as causas determinantes são, na maioria das vezes omitidas, e passam despercebidos e não notificados.

OUTRAS POSSÍVEIS E IMPORTANTES CAUSAS DA MICROCEFALIA:

Tornam-se evidentes que os elevados números de casos de MICROCEFALIA pode ainda envolver outras causas, outros determinantes. E, acredite: Os casos de MICROCEFALIA não tiveram início agora, repentinamente! Como sempre, a omissão de dados importantes costuma ocorrer e o Ministério da Saúde, como sempre, apático e omisso...  Eu pergunto: O que será da vida destas mães, destas famílias e principalmente destes bebes, vítimas inocentes, que caso sobrevivam, carregarão pela vida toda esta sequela?
AGROTÓXICOS: São graves as conseqüências para as gestantes e toneladas de potentes venenos são despejadas sem qualquer controle, nas lavouras pelo país todo! Li vários artigos sobre o tema e um deles cito, pela importância: “ Dos 50  princípios ativos mais usados no Brasil, 22 destes estão BANIDOS em outros países”...
Esta é uma denuncia da ABRASCO- Associação Brasileira de Saúde Coletiva em dossiê que leva o título “Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”  em 2012 fora 823.226  toneladas e continua aumentando ano após ano! A partir de 2009 o Brasil passou a ser o maior consumido de agrotóxicos no mundo!
Câncer, má formação fetal, impotência sexual, doenças cardíacas e nervosas são algumas das sequelas citadas!
“VACINA ESTRAGADA” é outro fator comentado e imediatamente abafado pela Saúde Pública... Este deve ser apenas a “ponta do iceberg” que envolve a Saúde Pública brasileira...
Eventualmente vaza alguma informação como a que circulou dias atrás na mídia: Novamente foram descobertas toneladas de medicamentos JÁ VENCIDOS guardados em depósito e que NÃO FORAM repassados em tempo aos municípios (Mato Grosso), enquanto a população carente morre esperando pelo medicamento... Ao ir à uma unidade de saúde, com a receita a resposta é, invariavelmente a mesma: “não tem”..
Deixar vacina estragar por falta de acondicionamento adequado é um absurdo, mas acontece e muito!
Então, senhor Ministro, estou escrevendo ao senhor por que foi o único que admitiu, de certa forma, que ALGO ESTÁ MUITO ERRADO, mas, continuar sem fazer o correto irá agravar mais e mais a situação...
SUGESTÃO:
Metodologia correta, com o uso dos insumos adequados, horários e intervalos. Este trabalho sendo executada em todos os municípios, estados, durante 03 meses, observação o ano todo, repetição, se necessário, no final de 2016 ou início de 2017 e teremos qualidade de vida, o Ministério da Saúde dispõe dos insumos corretos, mas, lamentavelmente não são utilizados!
Em tempo: O que se usa atualmente em matéria de inseticida é ótimo... Para baratas, não para mosquitos!
Coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos que se faça necessário.
BEATRIZ ANTONIETA LOPES
BIÓLOGA- UFMT
Especialização em ENTOMOLOGIA MÉDICA- FIOCRUZ-RJ
Acadêmica em DIREITO- ANHANGUERA

“Tudo parece impossível, até que seja feito!” Nelson Mandela

Nenhum comentário: