domingo, 24 de abril de 2011

SANTOS MEDICAMENTOS!

Encontrei este texto e me diverti (apesar dos pesares) lendo o mesmo! Estou republicando homenageando a todos os meus amigos médicos, que tanto batalham para manter a nossa saúde em dia...



ESTE PÓ É PARA O RESFRIADO. AS GOTAS SÃO PARA A DOR DE BARRIGA PROVOCADA PELO PÓ E...


     ...e a pomada é para a coceira provocada pelas gotas... Um jovem ficou com dor de garganta. Foi ao médico, que receitou penicilina para a inflamação. A dor de garganta desapareceu.

    Três dias depois, no entanto, ficou com coceira e vergões vermelhos em todo o corpo. Um médico diagnosticou corretamente uma alergia à penicilina e receitou anti-histamínico.

   A alergia desapareceu. Os anti-histamínicos fizeram o jovem ficar sonolento e ele cortou a mão no trabalho. A enfermeira da empresa colocou pomada antibacteriana no ferimento. A pomada tinha penicilina e a alergia voltou.

   Achando que havia a possibilidade de uma grave reação anafilática, já que a alergia acontecia pela segunda vez, o médico receitou cortisona. A alergia desapareceu de novo. Infelizmente, o paciente ficou com dores abdominais e reparou que suas fezes continham sangue.

    O diagnóstico foi hemorragia por úlcera péptica, causada pela cortisona. Não foi possível controlar a hemorragia por métodos normais e o próximo passo foi uma gastrectomia parcial (retirada cirúrgica de parte do estômago). A operação foi um sucesso. As dores desapareceram e a hemorragia acabou.

   O paciente perdeu tanto sangue com as hemorragias e a cirurgia, que foi indicada uma transfusão. Tomou um litro de sangue e logo contraiu hepatite, em decorrência da transfusão. Jovem e cheio de energia, recuperou-se da hepatite. No entanto, no local da transfusão, apareceu um inchaço vermelho e doloroso, indicando uma provável infecção. Como já havia o problema anterior com a penicilina, o medicamento usado foi a tetraciclina. A infecção melhorou imediatamente.

   A flora intestinal foi afetada pela tetraciclina e apareceram espasmos abdominais dolorosos e uma diarréia muito forte. O paciente recebeu um antiespasmódico e, tanto a diarréia quanto os espasmos, desapareceram.

   Infelizmente, esse medicamento era da fórmula da beladona, um sedativo que contém atropina, que alivia espasmos e dilata a pupila. Esse efeito prejudicou a visão do rapaz, que bateu com o carro numa árvore e morreu instantaneamente. Esta é uma história verdadeira

Fonte: Artigo do Dr. Leonard Tishkin, em The Myth of Modern Medicine ( O Mito da Medicina Moderna ).




3 comentários:

evelinlopes disse...

Muito interessante esta matéria.
Parabéns

Edison Rodrigues da Paixão disse...

Olá Beatriz,
Divertida essa postagem. É isso mesmo. A medicina americana é a mais aparelhada do mundo e seus indicadores são semelhantes aos cubanos, naquela pobreza, e piores que os canadenses. A diferença é o que vc faz aqui no seu blog: prevenção.
Um abraço carioca.
Em tempo: o bolo da Evelin não sei não ...

Unknown disse...

Cada vês que vou a São Paulo preciso fazer uma semana de regime! Os bolos e as delícias do "Doce Café" são pura tentação! A balança oscila perigosamente...rsrsrs
Abraços!