segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

OUTRA AVASSALADORA EPIDEMIA DE DENGUE!

beatriz antonieta lopes


Sempre alertei, em todos os meus artigos que, a cada 04 anos a mesma pessoa poderá ser NOVAMENTE infectada! Então, todas as pessoas que tiveram DENGUE em 2007/2008 estão sob ALTO RISCO! Quem teve a primeira DENGUE agora irá ter a segunda, com todas as complicações que envolvem a 2ª Infecção pelo vírus, outros a terceira e muitos (os sobreviventes) a quarta dengue.
NÃO EXISTE VÍRUS DIFERENTES! O VÍRUS É ÚNICO!
Quando é feito as Sorologias COM Isolamento Viral (poucos fazem), o resultado mostra diferenças no exame, de pessoas que tiveram uma Dengue com quem já teve duas, três ou quatro vezes a patologia.
A DENGUE que a pessoa sofre novamente envolve reações exarcebadas dos anticorpos imediatamente produzidos pelo Sistema Imunológico (registro da infecção anterior) que reage aos antígenos (vírus).
Esta reação é aumentada devido ao fato dos Anticorpos que, entrando ‘em combate’ com o vírus invasor se voltam também contra as células, onde há o registro da Dengue anterior.
Esta ocorrência desencadeia alta produção de Anticorpos e sua luta contra o vírus destrói também a fina camada do endotélio dos vasos sangüíneos e ocorre o princípio hemorrágico.
Este rompimento da delicada camada endotelial provoca pequenos sangramentos internos (e, evidentemente, invisíveis). São vasos dos órgãos internos: Fígado, rins, pulmão, cérebro, todos são órgãos ricamente vascularizados que, com o rompimento deixam o sangue extravasar no interior do organismo.
Pequenas hemorragias que surgem causam grande desconforto ao paciente. Neste caso, a reposição de líquidos é essencial, chá, sucos e soro caseiro ajudam.
 Se este rompimento de vasos for intenso o paciente está com DENGUE HEMORRÁGICA GRAVE, e necessitam cuidados intensivos (CTI), reposição de líquidos, controle da temperatura, repouso na penumbra, ingerir líquidos constantemente, banhos para regular a temperatura, juntamente com antitérmicos.
Agora pergunto: Se o atendimento básico, normal está deficiente, o que irá ocorrer durante uma EPIDEMIA como a que se anuncia?
Será que a população ira receber uma ‘capenga’ Medicina Curativa?
Por que o nosso país não muda o enfoque, elimina o vetor e garante qualidade de vida à população? Isso se faz praticando Medicina Preventiva, com a somatória das Vigilâncias Epidemiológicas e Sanitárias, isto é, eliminando vetores patogênicos que causam anuamente milhares de infecções e muitos óbitos!
Como especialista em Entomologia Médica questiono: “porque o RIO DE JANEIRO (e o resto do Brasil) espera pela ‘pior epidemia’? (http://revistaepoca.globo.com/Saude-e-bem-estar/noticia/2012/01/rio-de-janeiro-espera-pior-epidemia-de-dengue-da-historia.html)
O Rio de Janeiro dispõe de uma instituição de pesquisa do nível da FIOCRUZ onde reúne um grande número de pesquisadores, alguns dos quais absolutamente contrários ao uso do ‘fumacê’ (UBV), e eles SABEM PERFEITAMENTE (ou deveriam saber), ser esta a única solução para acabar com este vetor!
E, volto a perguntar: Por quê? Qual o interesse em manter este maldito vetor? Esta recusa em fazer o correto faz parte do enorme iceberg da DENGUE, do qual vislumbramos apenas a pontinha, semi oculta que está, nas lamas caudalosas da ingerência, incompetência, inoperância? As verbas envolvidas são grandes, e por que não é feito o que deve ser feito?
No início do século XX, o mosquito transmissor da doença chegou até mesmo a ser erradicado, graças à atuação do médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que ‘batia duro’ e conseguiu erradicar o vetor e a doença
Penso que Oswaldo Cruz, se vivo estivesse, certamente sairia dando pancadas em quem não segue seus ensinamentos e não elimina o mosquito! E é lamentável que alguns que se intitulando pesquisadores,  atrapalhem com teorias confusas e equivocadas o que deve ser feito!
Resumido: O Rio de Janeiro NÃO DEVERIA estar esperando a EPIDEMIA! Deveria estar agindo para evitar!
Para recordar: A epidemia envolve sempre dois anos. Isto quer dizer que haverá muitos casos em 2012 e 2013. Mas não quer dizer que não surgirão novos infectados em 2014, pois a presença constante do vetor é o sinal de alerta!


Nenhum comentário: